Dicas e truques para uma Páscoa feliz e em conta

Arregace as mangas, reúna a família e aproveite todos os momentos. Oiça os conselhos de duas especialistas.

Como celebrar a Páscoa com menos dinheiro é a pergunta que, por esta altura, muitas famílias se colocam. As especialistas ouvidas pela Renascença garantem que nada é impossível e que há sempre uma alternativa, seja para as refeições seja para as mini-férias que muitos tiram nesta altura.

Antes do mais, não deixe para a última hora a preparação do menu. É a melhor maneira de garantir que tudo se faz e com menos dinheiro.

“Não é preciso comprar coisas muito caras. As entradas, por exemplo, se fizermos uma sopa de legumes fica mais barato, sobretudo se tivermos uma horta. E depois, sim, ter algo mais dispendioso, para ir controlando assim a ementa da Páscoa”, indica Joana Roque, que lançou agora o segundo livro de receitas. A cozinheira, formada em Turismo, sugere criatividade, porque há sempre alternativas mais baratas, mesmo mantendo o cabrito ou o borrego na ementa.

Outra dica é partilhar as refeições: se cada um levar uma parte será mais fácil para todos, lembra, por seu lado, Susana Albuquerque, especialista em finanças pessoais.

Se pensa em tirar umas pequenas férias, aproveite “os espaços ao ar livre para fazer programas grátis: dar passeios, fazer exercício físico ao ar livre” ou ainda “as bibliotecas, que têm não só livros como nos permitem requisitar DVDs, por exemplo”, refere a especialista.

Se a soma das prestações mensais ultrapassar 40% dos rendimentos familiares, Susana Albuquerque não recomenda o recurso a crédito para pagar as férias. E, no caso de o pedir, os conselhos são “pedir, pelo menos, três propostas, compará-las em termos de perceber a TAEG, ou seja, o custo total do crédito, e perceber qual é aquele em que se paga menos encargos. Às vezes, há promoções nesta altura”.

Outra despesa associada à Páscoa são as lembranças, sobretudo, para os afilhados. Joana Roque faz tudo em casa: sai mais barato e tem um valor acrescido.

“Faço folares à maneira antiga, tenho uma receita da minha avó, ou bolachinhas ou bombons ou ovos da Páscoa”, sugere.

São dicas e truques para que não deixe nada por fazer esta Páscoa, mesmo com orçamento limitado.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet