Portugal continua a liderar queda de venda de carros na Europa

Portugal continua a liderar a queda da venda de carros na Europa, com uma quebra de 46,8 por cento até abril, a maior entre os países da União e da EFTA, segundo a Associação de Construtores de Automóveis Europeus.

Os valores, divulgados hoje pela Associação de Construtores de Automóveis Europeus (ACEA), referem que, no acumulado de janeiro a abril, Portugal é acompanhado pela Grécia (- 39,1 por cento), Itália (-20,2 por cento), Chipre (- 19,1 por cento) e França (-17,5 por cento).

Em termos globais, a ACEA refere que foram vendidos em abril 1.017.912 carros novos na União Europeia, uma queda de 6,9 por cento relativamente ao mesmo mês de 2011, enquanto que, em termos acumulados, o mercado automóvel europeu caiu 7,5 por cento.

O Reino Unido (+1,4 por cento) e a Alemanha (+1,8 por cento) foram os únicos grandes mercados que apresentaram crescimento desde janeiro a abril, enquanto que França (-17,5 por cento), Espanha (-7 por cento) e Itália (-20,2 por cento) obtiveram fortes quedas.

Os países mais visados pelo mercado e com problemas de dívida soberana estão assim com crescimentos negativos no setor automóvel. Para além de Portugal e Grécia, Espanha e Itália, a Irlanda está também com uma quebra de 7,1 por cento.

Segundo os dados da ACEA, destaca-se ainda o crescimento exponencial do mercado automóvel na Islândia (+117,6 por cento), o país da EFTA mais afetado pela crise financeira nos Estados Unidos em 2008 e que tem vindo a recuperar a sua economia desde então.

Em termos de grupos da indústria automóvel, o grupo alemão Volkswagen continua a liderar o ‘ranking’, com mais de um milhão de automóveis vendidos entre janeiro e abril, mas com uma ligeira quebra (-1,5 por cento) relativamente ao mesmo período de 2011.

O segundo maior construtor europeu, o grupo PSA – Peugeot Citroen está com uma queda de 13,6 por cento até abril, o grupo Renault com menos 21,3 por cento e o grupo GM (Opel, Chevrolet, etc) com uma quebra de 12 por cento.

Os únicos grandes construtores a aumentarem as suas vendas foram o grupo Daimler (Mercedes, Smart) com 3,3 por cento e os sul-coreanos Hyundai (+9,3 por cento) e Kia (+23,2 por cento).

Os alemães da BMW registaram um crescimento nulo ao venderem 254.645 automóveis entre janeiro e abril deste ano.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet