Preço dos combustíveis volta a descer esta segunda-feira
As últimas semanas foram marcadas pela descida dos preços dos combustíveis nas bombas portuguesas. Esta segunda-feira promete mais uma redução. Será a sexta semana consecutiva de quedas, depois de a gasolina 95 e do gasóleo terem registados os valores mais altos de sempre.
A 9 de Abril os preços atingiram máximos, com o gasóleo a tocar nos 1,530 euros por litro e o litro da gasolina a cotar nos 1,784 euros. No último caso, mais 26,5 cêntimos do que no início do ano.
Este pico antecedeu as descidas sentidas até agora e foi marcado, essencialmente, pela escalada do petróleo. Em meados de Março, o barril de Brent do Mar do Norte, que serve de referência para Portugal, fixou-se nos 126 dólares, menos 20 dólares do que os valores actuais.
Subidas que acabaram por reflectir- se nos preços dos principais revendedores. Contas feitas, nos três primeiros meses do ano, o preço da gasolina disparou 11,8% e o do gasóleo 6%, de acordo com a APETRO.
Depois dos máximos históricos, o restante mês de Abril e a primeira metade de Maio foram marcados por descidas. O preço médio da gasolina é, agora, de 1,641 euros por litro e, no caso do gasóleo, de 1,443 euros/litro, segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Nas últimas cinco semanas, os combustíveis baixaram 9% – o litro da gasolina caiu 9,1%, o gasóleo desceu 9,4%.