Deco: “Portugal tem grandes hipóteses”
Deco acredita que Portugal pode chegar à final do Europeu. Em entrevista, fala de Cristiano Ronaldo como um jogador que tem uma “pressão natural”, mas adverte que a equipa não pode depender exlcusivamente do capitão.
Deco não está no Campeonato da Europa, mas está com a selecção portuguesa e acompanha ao minuto tudo o que acontece na Polónia e na Ucrânia. No Rio de Janeiro, o luso-brasileiro, pelo que tem visto, acredita que Portugal tem condições para chegar ao título.
“Se Portugal conseguir manter esta linha tem grandes chances”, analisa um Deco “optimista” para o jogo com a República Checa. O jogador revela felicidade pelo momento que a equipa atravessa: “Estou muito feliz pela qualificação de Portugal, por ver o Cristiano bem, por ver os outros jogadores bem. Para mim é uma grande satisfação”.
Deco pensa que “passando a fase de grupos um dos favoritos ficaria de fora – foi o que acontece com a Holanda – e a partir daqui tudo pode acontecer”. Apesar da derrota com a Alemanha, o antigo internacional português considera que “deu para ver que Portugal podia ter empatado o jogo nos minutos finais”.
A pressão sobre Cristiano Ronaldo
Deco reconhece a importância de Cristiano Ronaldo na selecção portuguesa, mas alerta para o perigo da equipa depender do capitão. “O Cristiano tem uma pressão natural. Toda a gente espera muito dele, mas a selecção não pode depender dele. Tem que depender dele nos momentos decisivos, como aconteceu”, observa o número 10 do Fluminense.
Apesar desta ideia, Deco assume que “a selecção precisa bastante do Cristiano e é importante que ele tenha recuperado a confiança”. O antigo internacional português representou a selecção nacional no Euro 2004, no Mundial 2006, no Euro 2008 e no Mundial 2010.
Anunciou o adeus à equipa das quinas, aos 32 anos, na África do Sul. Aos 34, Deco joga no Fluminense, clube pelo qual renovou, recentemente, até 2013.




