Rastreio gratuito na área da saúde renal em Lamego

A Unidade de Diálise Diaverum vai promover, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego, vários rastreios e sessões de esclarecimento sobre a Doença Renal Crónica (DRC), nos próximos dias 4 e 5 de setembro. Estas ações decorrem no Largo da Sé de Lamego, entre as 10h e as 20h. A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas para que conheçam os fatores de risco associados a esta doença.

Iniciativa de interesse público, estes rastreios serão complementados com a realização de sessões de esclarecimento sobre diversos temas específicos: doença renal crónica, hipertensão arterial, diabetes mellitus ou nutrição. As sessões têm uma duração média de 15 minutos e prometem oferecer informação útil na área da saúde renal.

Promovido pela Diaverum, um dos principais cuidadores de serviços renais a nível mundial, com o apoio da autarquia de Lamego, o rastreio visa identificar pessoas com fatores de risco de DRC como a hipertensão e a diabetes e detetar sinais precoces como a proteinuria. Permitirá ainda, aconselhar e encaminhar aqueles que necessitem de um acompanhamento sobre o seu estado de saúde.

 

PROGRAMA

 4 de setembro

RASTREIO

  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes Mellitus
  • Proteinuria

 ACONSELHAMENTO E ENCAMINHAMENTO

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

16h – Hipertensão Arterial

17h – Diabetes Mellitus

18h – Nutrição: Alimentação

5 de setembro

RASTREIO

  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes Mellitus
  • Proteinuria

 ACONSELHAMENTO E ENCAMINHAMENTO

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

16h – Doença Renal Crónica

17h – Nutrição: Alimentação Saudável

18h – Atividade física saudável

 A incidência e a prevalência da Doença Renal Crónica estão atualmente em franca expansão. Este crescimento deve-se à evolução e à melhoria do diagnóstico de doenças nesta área e ao aumento da incidência de doenças sistémicas com afetação renal, como é o caso da diabetes mellitus ou da hipertensão arterial. Outro fator é o aumento da esperança média de vida. Neste contexto, assiste-se também a um aumento da DRC em estádio V que precisa de tratamento substitutivo da função renal.

Travar os fatores de risco da DRC, como a HTA e a diabetes, e diagnosticar precocemente os doentes, permite promover a saúde e evitar ou diminuir outras complicações e constitui atualmente uma prioridade em saúde.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet