Mundial 2010: extrema-direita pede terra para «os brancos»

Revoltados com a morte do líder Eugene Terre´Blanche, supostamente assassinado por dois empregados negros, a extrema-direita da África do Sul já sabe que indemnização vai exigir ao governo sul-africano: um pedaço de terra para criar um «Estado branco» autónomo.

«Tudo o que queremos é um pedaço de terra na África do Sul, onde possamos viver e responder ao nosso próprio governo, com a nossa religião e as nossas leis», declarou um dos principais dirigentes do Afrikaner Weerstandsbeweging, Pieter Steyn, partido fundado por Terre´Blanche em 1973 justamente com o objectivo de instituir um estado branco para os afrikaners.

A morte de Terre´Blanche no passado fim-de-semana reacendeu a tensão racial no país que vai receber em Junho o Mundial 2010.

«Queremos um estado de direito e não nigerianos, traficantes, ladrões e assassinos. É isso o que queremos», revelou Steyn ao Mail & Guardian.

De referir que os supostos assassinos de Terre´Blanche, um deles de 15 anos, foram ouvidos esta terça-feira, sendo recebidos em euforia por uma multidão de manifestantes negros, que gritaram incessantemente «Heróis! Heróis!».

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet