“Não há nenhuma criança que inicie o dia com fome” nas escolas
Governo assegura que todas as crianças com carências alimentares estão a ser acompanhadas pelas escolas.
O secretário de Estado do Ensino Básico garante não haver alunos com fome nas escolas portuguesas, após ser confrontado com uma proposta do Bloco de Esquerda (BE), segundo a qual deve ser o Ministério da Educação a assegurar o programa pequeno-almoço nas escolas.
“Só para dar a garantia à deputada Ana Drago. Nas nossas escolas não há nenhuma criança que inicie o dia com fome. A verdade é que está lançado um programa que está a responder às necessidades das crianças, mas responde àquelas que efectivamente precisam”, sustentou João Grancho na votação na especialidade do OE para 2013.
A proposta do Bloco de Esquerda, que fornece “de forma diária e gratuita” o pequeno-almoço às “crianças e jovens que frequentam a educação pré-escolar e a escolaridade obrigatória” foi criticada pelo governante: “A generalização que propõe significa não ser solidário, mas apenas e só colocar no mesmo prato os que precisam e não precisam”.
Em resposta, a deputada acusou o secretário de Estado de “desmentir o secretário de Estado da Administração Escolar, que diz haver 5.400 crianças sinalizadas que ainda não estão a ser apoiadas”. Mas João Grancho explicou as declarações do colega de Governo: “O que referiu foi que 50% dessas crianças estavam a ser atendidas directamente por essas escolas e o resto por outras vias”.




