Obama apela à coesão social e política

Posse Barack ObamaApós o discurso de tomada de posse perante uma multidão de 800 mil pessoas, Barack Obama desfilou pela Pennsylvania Avenue, que liga o Capitólio à Casa Branca. O Presidente acaba o dia com o tradicional baile de tomada de posse, em que o foco vai passar para a sua mulher, Michelle, cuja escolha de vestido para o baile tem causado especulação.

O 44º Presidente dos Estados Unidos tomou posse esta segunda-feira, pela segunda vez, nas escadas do Capitólio, em Washington, perante 800 mil pessoas. Barack Obama apelou à cooperação entre os partidos Republicano e Democrata, apelou à coesão social e afirmou que a prosperidade do país depende de uma classe média forte.

Lembrou “uma geração posta à prova” por guerras e crises económicas num discurso em que procurou apelar à mobilização dos norte-americanos para apoiar a sua agenda política. “Agora, mais do que nunca, devemos fazer essas coisas juntos, como uma só nação e um só povo”, disse Obama.

O democrata deixou apelos à coesão, exortando os políticos a deixarem de lado as divisões partidárias para poderem abordar os problemas económicos prementes.

A prosperidade, diz o Presidente, depende de salários elevados, de uma classe média forte e de um maior equilíbrio na política fiscal. “Nós, o povo, percebemos que o nosso país não pode ser bem sucedido quando poucos passam muito bem e uma maioria crescente mal consegue viver. Acreditamos que a prosperidade do país depende de uma classe média pujante, quando qualquer pessoa consegue encontrar independência e orgulho no seu trabalho, quando os salários do trabalho honesto libertam as famílias de uma vida dura”.

Obama não esqueceu a necessidade de cortar na despesa pública e diminuir o défice.

800 mil pessoas recebem o 44º Presidente


Barack Obama fez o juramento formal numa cerimónia na Casa Branca no domingo, mas repetiu-o perante milhares de apoiantes na simbólica inauguração pública na capital norte-americana. Antes dele, o vice-presidente Joe Biden fez também o juramento para servir como “número dois” de Obama durante os próximos quatro anos.

O Presidente chegou na sua limusina blindada e foi recebido por uma multidão menor do que os 1,8 milhões que participaram na sua primeira tomada de posse em 2009.

O chefe do Estado norte-americano tem várias prioridades para este segundo mandato, como a arrastada resolução do impasse orçamental no Senado e a elaboração de uma revisão à venda de armas de fogo depois de uma série de incidentes que chocaram o país, e que o levaram a dizer “basta”.

Após o discurso de tomada de posse, de cerca de 20 minutos, teve lugar um grande desfile pela Pennsylvania Avenue, que liga o Capitólio à Casa Branca.

Barack Obama, de 51 anos, vai acabar o dia com o tradicional baile de tomada de posse, em que o foco vai passar para a sua mulher, Michelle, cuja escolha de vestido para o baile tem causado ampla especulação entre os órgãos de comunicação de sociedade nos últimos dias. Também muito elogiado está a ser o seu novo “look”, mais sofisticado, o que augura a grande quantidade de tinta que irá correr na imprensa cor-de-rosa nos próximos dias.

Desafios do segundo mandato


Para o especialista em política internacional Bernardo Pires de Lima, “o binómio finanças-economia” vai definir boa parte do segundo mandato. “Este debate não é muito distinto do debate europeu actual”, diz o investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, lembrando que Obama “tem travado batalhas bastante duras no Congresso”sobre temas orçamentais.

O segundo desafio para Obama prende-se com legislação: primeiro, sobre o “acesso fácil às armas”, “um debate absolutamente fundamental nos Estados Unidos”; o segundo, “a reforma da imigração”.

O “Afeganistão pós-2014, após a retirada da NATO”, as relações com a China e o Pacífico e “alguns focos de grande instabilidade que Obama é permanentemente chamado a resolver” – como a Síria, o Irão e, mais recentemente, a Argélia e o Mali – e, “no quadro global de uma relação mais estável, como é que será a relação com a Europa” são temas em cima da mesa do Presidente norte-americano.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet