Festa em Magaliesburg à espera de Portugal
Largas centenas de pessoas trajadas com as cores de Portugal aguardam ansiosamente em Magaliesburg pela chegada da seleção de futebol, que vai preparar o Mundial 2010 na pequena localidade sul-africana.
Portugueses, luso-descententes e africanos envergando t-shirts, camisolas, cachecóis ou bandeiras de Portugal embelezam a solarenga e minúscula Magaliesburg, que hoje ganhou uma vida que os locais jamais presenciaram.
“Toda a gente está entusiasmada com Portugal. É ótimo para a nossa terra que uma seleção tão forte e popular como a de Queiroz tenha escolhido trabalhar aqui. Estamos todos muito orgulhosos”, resume Peter Welk, um septuagenário africânder.
Os últimos 1000 metros da seleção a caminho do hotel Valley Lodge vão ser feitos de muito apoio, cor e o ensurdecedor som das vuvuzelas, extremamente populares no país que as inventou.
Na rua principal de Magaliesburg espalham-se várias bancas onde são vendidos os tradicionais petiscos portugueses: mesmo com a hora de almoço algo distante, não falta já o vinho, caldo verde, pregos, bifanas ou frango.
As 7h00 já havia portugueses instalados nas imediações do Valley Lodge, montando acampamento com mesas repletas de comida.
“A ideia é não perder mesmo pitada da festa. Não é todos dias que temos a seleção connosco”, refere o madeirense Steven Ferreira.
A seleção já saiu de Joanesburgo, onde aterrou por volta das 10h10 (09h10 em Lisboa) e segue escoltada por centenas de motards. Enquanto não chega a Magaliesburg, o entusiasmo e colorido de África vão pintando a festa.




