Escola Básica e Secundária da Sé – Lamego faz avaliação do Projeto Europeu Comenius “Let the Forests Breathe”

Let The Forests BreatheDurante dois anos (2010/2012), a Escola Básica e Secundária da Sé desenvolveu em parceria multilateral com sete escolas de outros países europeus (Turquia, Grécia, Espanha, Itália, Eslovénia, Polónia e Bulgária), no âmbito do Projeto Europeu Comenius, inserido no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia, um projeto, intitulado “Let the Forests Breathe” (“Deixem as Árvores Respirar!”), que envolveu alunos de turmas dos 7.ºs, 8.ºs e 9.ºs anos de escolaridade.

Ao longo dos dois anos de duração do projecto, tivemos oportunidade de divulgar a Escola Básica e Secundária Sé na Europa. Foi possível, aos alunos, o desenvolvimento da cidadania europeia, o aprofundamento das línguas, nomeadamente a língua inglesa, o desenvolvimento de valores como a amizade e a tolerância, e a responsabilidade pessoal de trabalhar com os outros de forma cooperativa, contribuindo para uma maior motivação com reflexos positivos no seu sucesso académico.

A interação estabelecida contribuiu, sem dúvida, para um enriquecimento de todos a nível cultural, gastronómico e social, em que a partilha de conhecimentos e experiências, contribuiu para o desenvolvimento de uma atitude mais interventiva na sociedade de cidadãos mais conscientes e atentos à realidade ambiental que a todos rodeia.

Promoveu-se ainda a dimensão europeia do ensino, permitindo aos professores comparar sistemas educacionais de oito países diferentes, bem como diferentes metodologias utilizadas no ensino.
Aquando do términus do projeto, foi elaborado um relatório final pela Coordenadora em conjunto com a equipa de trabalho, objeto de análise qualitativa rigorosa por parte da Agência Nacional PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida).

No âmbito da apreciação técnica subjacente a essa análise, a Agência Nacional destacou “a boa estratégia de planificação das atividades, bem como da avaliação constante e do esforço dos atores envolvidos no projeto”. Os alunos participantes das visitas, tornaram-se conscientes das suas responsabilidades para com o ambiente e muito mais sensíveis para com as causas e consequências da desflorestação, tendo os objetivos iniciais do projeto sido superados. Das atividades desenvolvidas durante os dois anos, a Agência Nacional realçou “o excelente desempenho e implementação, demonstrando um bom planeamento e articulação entre todos os parceiros. A adesão e o envolvimento de toda a comunidade educativa demonstraram um impacto positivo deste projeto na relação família, escola e comunidade”.

No concernente ao valor acrescentado pela escola na participação nesta parceria, a Agência Nacional salientou ainda que a mesma possibilitou aos professores e alunos envolvidos o enriquecimento das suas competências globais, sobretudo “na aprendizagem por parte dos alunos de outras línguas, no contacto com outras culturas, inferindo-se assim a relevância desta cooperação europeia”.

A estratégia de disseminação adotada que tornou o projeto visível a nível local também mereceu da parte da Agência Nacional uma nota digna de registo “uma vez que conseguiu captar a atenção da imprensa e das instituições locais culturais”.

Quanto à execução financeira, a apreciação emitida por esta entidade destaca ainda a “excelente gestão da subvenção, uma vez que a escola conseguiu superar o número de mobilidades contratualizadas”, tendo a instituição realizado mais 10 mobilidades do que as vinte e quatro aprovadas.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet