Presidente do Eurogrupo admite possibilidade de novo resgate à Grécia

JeroenAtenas já recebeu dois resgates no valor de 240 mil milhões de euros. O primeiro, em 2010, no valor de 110 mil milhões e um segundo, em 2011, no valor de 130 mil milhões.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, apontou para a forte possibilidade de a Grécia vir a necessitar de um novo pacote de assistência financeira internacional, uma vez que o actual programa termina já no próximo ano.

“Um novo programa será necessário, porque o actual pacote de ajuda termina no final de 2014”, afirmou o responsável holandês, numa entrevista concedida ao jornal “Het Financieele Dagblad”, noticia a agência Bloomberg.

Jeroen Dijsselbloem acrescentou que os problemas que afectam a economia helénica não vão estar resolvidos já no próximo ano, salientando que “algo mais terá que acontecer”.

A posição do presidente do Eurogrupo reforça a ideia de que a Grécia vai precisar novamente de ajuda financeira. Na terça-feira, dia 20, o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, admitiu pela primeira vez que a Grécia venha necessitar de um terceiro pacote de ajuda, rejeitando, no entanto, outro perdão de dívida.

A Grécia já recebeu dois resgates no valor de 240 mil milhões de euros. O primeiro, em 2010, no valor de 110 mil milhões e um segundo, em 2011, no valor de 130 mil milhões.

Em Julho, a “troika”libertou uma tranche de 5,8 mil milhões de euros e Atenas espera receber mais mil milhões em Outubro.

O terceiro pacote de ajuda, cujo valor não é ainda conhecido, terminará em 2016.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet