EUA: Obama anuncia intenção de atacar militarmente a Síria
O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, anunciou, este sábado, a intenção de atacar militarmente a Síria em data não anunciada, como forma de punir a pretensa utilização de armas químicas por parte do regime de Bashir Al-Assad contra o seu próprio povo. No entanto, Obama também frisou que pretende pedir autorização ao Congresso norte-americano antes de desferir o ataque.
Falando aos jornalistas no Jardim das Rosas da Casa Branca, Barack Obama explicou que, embora não necessite de o fazer, a ideia é «procurar obter o apoio do povo americano, através de uma votação no Congresso», frisando, no entanto, que «os EUA não podem fechar os olhos ao que aconteceu em Damasco».
Afirmando não pretender enviar tropas para o terreno, o que faz antever um ataque aéreo, Obama não deixou, de resto, de enviar desde já uma mensagem ao Congresso, recordando que «a democracia é mais forte quando o Presidente e os representantes estão unidos e mostram ao mundo que somos uma nação unida”.
Recorde-se que o Congresso norte-americano está de férias até dia 9 de Setembro, embora o anúncio, este sábado, de Barack Obama, possa levar a uma antecipação do regresso.




