RTP com despesa de 263 milhões
O Orçamento do Estado (OE) para 2014 prevê que a RTP terá uma despesa de 262,6 milhões de euros no próximo ano. O valor está presente nos anexos do OE, no mapa que especifica as “despesas globais de cada serviço”. No anexo respeitante às receitas, a RTP apresenta um montante de 267 milhões de euros.
Estes valores estão muito acima do avançado, até ao momento, quer pelo Governo quer pela RTP. No plano de reestruturação aprovado no início deste ano, a empresa pública comprometeu–se a reduzir as suas despesas em 2014 para os 180 milhões de euros, que seriam compensadas com receitas de 140 milhões da taxa audiovisual e 40 milhões de proveitos comerciais.
Entretanto, o Governo decidiu que no próximo ano a taxa audiovisual aumentará 17,8% (para os 2,81 euros mensais), o que dará à RTP um encaixe extra de aproximadamente 25 milhões, superior ao que necessitava. Somando as receitas comerciais previstas à contribuição paga mensalmente na fatura da eletricidade, já incluindo o aumento, a RTP deveria receber 205 milhões de euros em 2014. Fica assim por explicar a diferença, superior a 60 milhões de euros, face aos valores agora apresentados no OE.




