Economia dos EUA avança a ritmo “modesto a moderado”
A economia dos Estados Unidos cresceu de forma “modesta a moderada” nas últimas semanas, segundo o Livro Bege divulgado hoje pela Reserva Federal (Fed).
Neste relatório de conjuntura, que analisa a evolução recente da economia nos diferentes Estados, o banco central norte-americano diz ainda que também observou que os agentes económicos continuam cautelosamente otimistas, apesar de ter detetado “uma incerteza crescente” devido ao fecho parcial de serviços públicos e ao debate no Congresso sobre o aumento do teto da dívida.
A expressão “modesto a moderado” para caracterizar o crescimento pela Fed já foi usado no Livro Bege anterior, divulgado no início de setembro.
Ainda assim, neste relatório, a Fed disse que “o crescimento desacelerou um pouco” em quatro distritos: Filadélfia, Richmond, Chicago e Kansas City.
Este Livro Bege vai contribuir para as decisões que serão tomadas na reunião da Fed de 29 e 30 de outubro.
O relatório sai numa altura em que o Congresso norte-americano tenta chegar a acordo sobre o orçamento, cujo impasse levou ao fecho parcial de serviços públicos, e debate o aumento do endividamento do Estado.




