Universidades podem ficar sem dinheiro para salários
Reitores consideram que a redução de 30 milhões de euros na dotação orçamental ameaça o funcionamento das instituições de ensino superior.
Os reitores estão indignados com os cortes previstos na proposta de Orçamento do Estado para 2014 e alertam que pode estar em causa o pagamento da totalidade dos salários nas universidades.
A redução de 30 milhões de euros na dotação orçamental ameaça o funcionamento das instituições de ensino superior.
António Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa, diz mesmo que se esta situação não for corrigida há salários que podem ficar em risco.
“Faltam 30 milhões de euros na dotação para nós conseguirmos ter uma dotação que corresponda ao valor que nos foi transmitido em Agosto, ajustado pela redução salarial. Se isso não acontecer, a redução da dotação é superior a 7% em relação ao ano anterior, 7% é mais ou menos a redução de um salário em 14. Nenhuma universidade aguenta uma redução da dotação deste valor. Na minha opinião, está em perigo o pagamento dos salários em Dezembro de 2014”, afirma.
A preocupação com os cortes financeiros previstos para o próximo ano foi manifestada no final de um encontro, em Lisboa, que juntou todos os reitores do país.




