Cavaco devia ter pedido fiscalização preventiva dos OE, diz Sócrates

José SócratesO antigo primeiro-ministro José Sócrates criticou este domingo o Presidente da República, Cavaco Silva, de ter permitido leis inconstitucionais ao não pedir, em anos anteriores, a fiscalização preventiva pelo Tribunal Constitucional dos Orçamentos de Estado (OE).

Falando no seu habitual espaço de comentário na RTP1, o ex-líder socialista frisou que «o Presidente da República jurou defender a Constituição, jurou cumpri-la e fazê-la cumprir e a defesa da Constituição impõe-se acima de tudo».

Segundo Sócrates a direita tem uma agenda escondida para rever a Lei Fundamental, «para que esta não dê direitos sociais».

Sobre a polémica sobre o alegado convite que disse ter feito a Passos Coelho pra formar um governo de coligação em 2010, Sócrates insistiu que convidou o actual primeiro-ministro.

«O primeiro-ministro não me pode desmentir, se o fizer está a faltar à verdade», sublinhou, acrescentando que existem testemunhos, nomeadamente de Luís Amado e de Ângelo Correia.

Sócrates lembrou ainda que Passos Coelho já faltou a verdade sobre outra matéria: o chumbo do PEC IV.

«Passos Coelho permitiu que o seu partido me atacasse, dizendo que não falei com ele, nem sequer um telefonema. A verdade é que estive com Passos Coelho e tivemos uma longa conversa», declarou Sócrates.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet