Associações de pais dizem que comida das escolas é pouca e má

Cantina Escolar“Temos conhecimento de que os douradinhos passaram a ser o ‘pão nosso de cada dia’.”

As associações de pais dizem que a alimentação em muitos estabelecimentos de ensino é insuficiente para os alunos, principalmente “numa época em que há cada vez mais crianças que não têm o que comer em casa”.

O presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais (Ferlap) refere que estão sempre a chegar à Ferlap denúncias sobre “a qualidade e quantidade de comida” servida aos alunos do primeiro ciclo.

“Há uma tendência para dizer que os miúdos é que não gostam da comida, mas não é bem isso. Temos conhecimento de que os douradinhos passaram a ser o ‘pão nosso de cada dia'”, afirma Isidoro Roque, em declarações prestadas à agência Lusa.

Segundo o dirigente da Ferlap, “na maioria das escolas a comida é insuficiente”. “Isto porque as empresas que ganham os concursos de fornecimento das escolas apresentam preços muito baixos para ganhar. Depois, para conseguir servir as crianças, oferecem má comida.”

Isidoro Roque refere que são cada vez mais os casos de crianças que apenas têm comida quando chegam à escola, devido às actuais dificuldades económicas das famílias.

“Numa época em que se devia aumentar a quantidade de comida oferecida aos miúdos, o que nós vemos é uma diminuição. Há cada vez mais crianças a chegar à escola com fome e, se não comerem na escola, não terão o que comer quando chegarem a casa”, diz Isidoro Roque.

Apesar de as escolas do 1º ciclo serem da responsabilidade das autarquias, a Ferlap diz que enviou uma carta para o Ministério da Educação e Ciência (MEC) para pedir a intervenção do ministro Nuno Crato.

Na missiva, a Ferlap apresenta uma fotografia de um prato de refeição de um aluno de uma escola do Cacém: a imagem “vem confirmar o que temos ouvido e denunciado, ou seja, a alimentação servida aos alunos, não nos parece suficiente para alimentar um aluno, independentemente da idade, que passa a maior parte do dia na escola”, lê-se.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet