Brasil também vigiou EUA

Dilma Brasil 2014Serviços de informações brasileiros vigiaram várias salas alugadas pela embaixada dos EUA em Brasília, revelou o jornal ‘Folha de S. Paulo’

O Brasil, que na semana passada apresentou na ONU um projeto para endurecer as regras contra a espionagem norte-americana, também espia, ou pelo menos espiou, interesses dos EUA. A informação consta de um relatório secreto a que o jornal ‘Folha de S. Paulo’ teve acesso.

O documento, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), indica que agentes daquele serviço monitorizaram várias salas alugadas em Brasília pela Embaixada dos Estados Unidos entre 2003 e 2004. Nessas salas, protegidas por grades e raramente frequentadas, existiam na altura potentes equipamentos de comunicação e computadores, que a ABIN suspeitava que fossem usados para espiar comunicações no Brasil. O relatório da ABIN revela ainda que a agência vigiou nesses dois anos diplomatas da Rússia, do Irão e do Iraque.

O Brasil, recorde-se, criticou duramente os EUA após saber que milhões de brasileiros, inclusive a presidente Dilma Rousseff, foram espiados pela Agência Nacional de Segurança.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet