Despesas com saúde subiram mais para os portugueses
As despesas de saúde pagas pelo utente subiram 3% numa década e pesam mais no orçamento das famílias portuguesas do que na média de 34 países da OCDE. As famílias gastam mais enquanto o Estado corta.
O relatório da OCDE Health at a glance 2013, ontem divulgado, permite constatar, por exemplo, que, de 2000 a 2011, a despesa das famílias portuguesas com saúde aumentou 3%, quando na média dos 34 países analisados baixou 1,2%. Pior só na República Eslovaca (subiu 15,3%) e na República Checa (5,1%).
Aqueles gastos (com medicamentos, cuidados dentários, entre outros, exceto cuidados continuados) representam 4,8 % do orçamento das famílias portuguesas, quando a média da OCDE se fica pelos 2,9%. Pior que Portugal só a Coreia, México e Chile. A Holanda é o país em que gastam menos (1,5%).




