Radares da VCI são ligados esta quinta-feira
Hoje mesmo o sistema de deteção e aviso de velocidade, instalado nos quatro pórticos existentes na Via de Cintura Interna, no Porto, entrará em funcionamento. Todavia, ninguém será multado por excesso de velocidade, exceto se as autoridades policiais utilizarem outros meios.
O papel dissuasor é, portanto, o único que cabe aos equipamentos (instalados em 2002 e 2003): se um veículo se aproximar a mais de 90 km/h, os grandes painéis luminosos, indicando esse limite de velocidade, acender-se-ão, como antes sucedia.
Desde que a VCI deixou de estar sob a alçada da Câmara que há indefinição quanto à entidade a que cabe levantar os autos de contraordenação para entregar à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (sucessora da Direção-Geral de Viação) a que caberá a instrução dos processos.
Reformulando, está tudo a postos para que funcione, a partir dos quatro pórticos (dois em cada sentido, três na Prelada e um nas Antas), um sistema de sancionamento dos automobilistas prevaricadores. Mas falta ainda resolver muita coisa. A Câmara diz não estar envolvida neste processo, agora, e a PSP declina comentar.




