Durão Barroso acredita em compromisso para reduzir défice e dívida dos países

O presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, acredita que, apesar das divergências, o G20 conseguirá chegar a um compromisso para reduzir o défice e a dívida dos países.

Em conferência de imprensa antes do início da cimeira do G20 em Toronto, Durão Barroso adiantou que nas negociações prévias, os enviados de cada país já alcançaram um acordo sobre a necessidade de avançar para uma redução do défice e a estabilização da dívida dos países.

“Esperemos que o G20 alcance um acordo sobre objectivos concretos de redução do défice. Necessitamos de objectivos que sejam credíveis e queremos que sejam objectivos mínimos”, declarou.

O líder europeu não foi o único a manifestar um certo optimismo sobre o polémico ponto que nas últimas semanas provocou fortes divergências entre os defensores dos cortes nos gastos públicos, como a União Europeia, e os defensores dos estímulos para apoiar o crescimento, nomeadamente os Estados Unidos, Argentina, México e Brasil.

O Canadá, país anfitrião da cimeira, propôs que o G20 marque como objectivo global o corte do défice público para metade em 2013 e a estabilização ou redução do peso da dívida pública no PIB de cada país para 2016.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet