Não nevou, mas o granizo deixou zonas da Grande Lisboa cobertas de branco

Lisboa GranizoLisboa, Oeiras e Cascais foram os concelhos mais afectados pela forte queda de granizo ao início da manhã. Várias zonas da capital ficaram inundadas e o trânsito tornou-se caótico, com vários acidentes. A instabilidade mantém-se durante o dia.

Ainda não foi desta que nevou em Lisboa, mas o granizo que caiu, ao início da manhã desta sexta-feira, um pouco por toda a área metropolitana deixou algumas zonas cobertas por um manto branco. A forte precipitação causou inundações em várias zonas de Lisboa, onde a circulação rodoviária se tornou caótica, com vários acidentes motivados pela existência de lençóis de água nas estradas. Por causa do mau tempo, quase todo o país está sob aviso laranja.

Na cidade de Lisboa, os Sapadores Bombeiros receberam 11 pedidos de auxílio em 20 minutos, entre as 8h30 e as 8h50, sobretudo na zona de Benfica, devido a inundações. A temperatura baixa e a forte queda de granizo deixaram as estradas na zona de Benfica cobertas por um manto branco de gelo. Ao PÚBLICO chegaram relatos de leitores sobre inundações e estradas cortadas também em Telheiras, bem como sobre queda intensa de granizo na margem Sul do Tejo, no concelho de Sesimbra.

Fonte do gabinete de Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adiantou que o trânsito está a fazer-se com grande dificuldade particularmente nas zonas baixas da cidade, que são mais propícias a cheias. Na intersecção da Avenida Almirante Gago Coutinho com a Avenida dos EUA, a água acumulada na estrada chegou aos 50 centímetros de altura, e estava a dificultar a circulação. O mesmo se passa na zona do Campo Grande e Alameda das Linhas de Torres, junto ao Terminal rodoviário, onde há "água em excesso". O cenário é semelhante na Estrada de Chelas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) resolveu subir para amarelo o nível de alerta para todos os distritos de Portugal continental, entre as 20h desta quinta-feira e o meio-dia de sábado. Em comunicado, alertou para a possibilidade de queda de neve na serra do Gerês, Montesinho, Alvão, Montemuro e Estrela com maior intensidade entre a meia-noite desta quinta-feira e as 20h de sábado.

A ANPC prevê também, para o litoral Norte e Centro (entre as 0h e as 9h de sexta-feira) e para o Sul (entre as 9h e as 20h) precipitação intensa acompanhada de granizo, rajadas fortes de vento que podem variar entre os 60 quilómetros por hora (Km/h) e os 100 Km/h. "É expectável a ocorrência de fenómenos extremos de vento", sublinha.

Por sua vez, o IPMA colocou quase todo o país em aviso laranja, que pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria estão sob aviso laranja quer devido à forte precipitação quer devido à forte agitação marítima. O IPMA prevê "aguaceiros por vezes fortes e de granizo acompanhados de trovoada com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento", durante todo o dia e até ao início de sábado.

As actividades no mar são fortemente desaconselhadas, tendo em conta a previsão de ondas de noroeste até seis metros, ou até sete metros no sábado de manhã. Toda a costa está sob aviso laranja.

Os distritos que não estão "pintados" de laranja — Portalegre, Viseu, Vila Real e Bragança — estão a amarelo, que representa risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet