Municipio de Penedono está envolvido num processo de modernização administrativa sem precedentes

Balcão Único Penedono

O Múnicipio de Penedono está envolvido num processo de modernização administrativa sem precedentes. Sempre com o objetivo de melhor servir, o Município vai abrir no presente mês de janeiro o seu Balcão Único Municipal.

Com a sua criação pretende-se disponibilizar ao Munícipe um único espaço físico, no qual poderá ver tratados uma vasta panóplia de assuntos que o ligam ao Município, evitando deslocações desnecessárias de serviço em serviço.

Na sua implementação procurou-se centralizar o maior número possível de serviços incluindo a tesouraria, tudo num único espaço, renovado e acolhedor.

Constituindo as questões de acessibilidade uma matéria cara para o Município, o Balcão Único foi instalado no rés do chão do Edifício dos Paços do Concelho.

Através deste Balcão os interessados podem também aceder ao "Balcão do Empreendedor", ao qual o Município de Penedono aderiu. Trata-se de um Balcão Único Eletrónico alojado no Portal da Empresa, gerido pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa no qual se tramitarão todos os serviços e procedimentos relacionados com o Licenciamento Zero.

O sucesso desta iniciativa exige uma atualização constante dos procedimentos adaptados, não se podendo perder de vista a modernização dos serviços, a desmaterialização burocrática dos procedimentos e, essencialmente, a satisfação dos Munícipes.

O Balcão Único não se esgota, contudo, no atendimento presencial, ele é também o ponto de partida para em atendimento multicanal integrado (presencial, telefónico e virtual) que será atingido no decorrer do ano de 2014, no seguimento de uma candidatura apresentada e aprovada aos fundos comunitários (SAMA-Sistema de Apoio à Modernização Administrativa) e com a qual se pretende:

♦ Desmaterializar os processos da autarquia;

♦ Adquirir software de suporte à criação do Balcão Único;

♦ Disponibilizar ao cidadão uma plataforma on-line na qual poderá submeter documentos, (requerimentos, sugestões, reclamações, etc) com assinatura digital certificada com o cartão do cidadão, consultar processos on line e efetuar pagamentos eletrónicos.

No Balcão Único poderá tratar, entre outros, dos seguintes assuntos:

Atendimento Geral

Informação de âmbito geral, reclamações e sugestões sobre as principais áreas de intervenção municipal e inscrições em programas e iniciativas municipais; Pedidos de certidões, declarações e outros documentos arquivados; Pedidos de utilização de instalações desportivas e culturais; Cemitérios.

 Licenciamento Zero e atividades diversas

Mediação de todos os assuntos relativos ao Licenciamento Zero (horários de funcionamento; instalações e modificações de estabelecimentos comerciais; feirantes e vendedores ambulantes); publicidade; ocupação da via pública; transporte de aluguer e veículos de passageiros (táxis); registo e exploração de máquinas de diversão; atividades ocasionais/divertimentos públicos; licença especial de ruído; fogueiras, queimadas e outras formas de fogo; cartas de caçador e outros assuntos relacionados com a caça.


Águas, Saneamento e Resíduos

Celebração de contratos de fornecimento da água e outros; requisições de ramais de água e saneamento; contadores de água e matérias relacionadas com a recolha de resíduos.

 Urbanismo e Edificação

Informação e tratamento de questões relativas a obras particulares e loteamentos e realização de vistorias, inspeções sanitárias e pareceres.


Tesouraria

Todo o tipo de pagamentos e de recebimentos.

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