Mais de 340 mil refeições escolares desperdiçadas no 1.º período escolar

Cantina UniversitáriaMais de 340 mil refeições foram desperdiçadas entre setembro e dezembro do ano passado nos refeitórios concessionados das escolas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias, onde foram servidas, no mesmo período, cerca de 12 milhões de refeições .

"Entre os alunos que encomendam a refeição no dia anterior e que solicitam a senha e que, na verdade, comparecem ao refeitório para comer, há uma diferença de quase 3%", disse Rui Lima, técnico superior da Direção-Geral da Educação, que, esta sexta-feira, foi orador nas Jornadas do Ambiente da associação ambientalista Quercus, que decorrem em Fátima.

Segundo dados que divulgou, nos quatro primeiros meses do ano letivo 2013/2014, nas escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e nos estabelecimentos do ensino secundário, houve 343.559 refeições desperdiçadas em espaços concessionados.

"Estamos a trabalhar com as escolas onde o número de refeições desperdiçadas é maior, para superar esta situação", declarou o técnico do Ministério da Educação e Ciência.

Rui Lima salientou que "há escolas que trabalham no sentido" de as refeições desperdiçadas não irem para o lixo, mas salientou que, neste âmbito, se colocam questões de "higiene alimentar".

"Há orientações, por exemplo, dos serviços que tutelam essa questão, nomeadamente a ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica], ao nível do transporte do alimento", referiu o responsável, que desde 1999 trabalha na promoção e educação para a saúde em meio escolar no Ministério da Educação.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet