Dia Internacional da Mulher: “O Mundo das Mulheres”
São cada vez mais nos negócios, na política ou na universidade. Mas o caminho a percorrer no feminino é ainda demasiado longo. Conciliar a carreira e a maternidade com o preconceito num Mundo dominado por homens é uma missão ainda impossível em muitos lugares do planeta. Sobretudo quando em alguns países as mulheres ganham um décimo dos homens por um trabalho igual. Ou quando são as mais escravizadas. Ou abusadas física e psicologicamente em nome da tradição ou da religião.
Fazemos uma viagem por vários continentes, através de retratos e alguns dos números que retratam as situação das mulheres no Mundo
MAURITÂNIA
150 mil pessoas vivem escravizadas na Mauritânia, na sua maioria mulheres e crianças. O país lidera o índice das nações onde a moderna escravatura não é praticamente combatida.
ETIÓPIA
Na Etiópia, 41% das raparigas casam ainda menores. No Mundo, uma em cada nove mulheres casa aos 15 anos de idade.
ARGENTINA
60 mil mulheres na Argentina sofrem de violência física ou psicológica durante um ano no seio da família. Em todo o Mundo, uma em cada três mulheres já foi vítima de algum tipo de violência.
ANGOLA
54% dos adultos que vivem com HIV em Angola são mulheres. Na África subsariana, o valor das jovens mulheres que vivem com a doença sobe para 72%.
REINO UNIDO (INGLATERRA)
30% das mulheres do Reino Unido, no total de 6,9 milhões de pessoas, pratica desporto pelo menos uma vez por semana contra pouco mais de 40% de homens.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
57% das adolescentes que engravidam nos EUA dão à luz, enquanto 16% das grávidas perde o feto e 27% optam por aborto induzido. A taxa de natalidade na América do Norte é a mais alta do Mundo desenvolvido.
CHADE
Há no Mundo 43 milhões de refugiados ou deslocados devido a conflitos ou catástrofes naturais. Metade desse número é constituído por mulheres.
INDIA
Na ìndia, o número de crimes de violação de mulheres nos últimos 40 anos subiu 900%. Os violadores não só são estranhos. Familiares e agentes do Estado também são agressores.
COREIA DO NORTE
80% dos perto de 300 mil norte-coreanos que fugiram para a China são mulheres. Na Coreia do Norte, 33% da população de 22,7 milhões de pessoas sofre de subnutrição.
BANGLADESH
No Bangladesh, 77% das mulheres recebe cerca de cinco euros mensais pelo seu trabalho. O salário/mês de 28% dos homens ronda os 48 euros.
JAPÃO
Há 3,4 milhões de mulheres no Japão que estão aptas a trabalhar, apesar de não estarem no mercado laboral. Se estivessem empregadas, o PIB do Japão poderia aumentar 1,5%.
PORTUGAL
68,3% da população que vive só em Portugal é constituída por mulheres. A percentagem das que vivem sem mais ninguém cresce para os 77,1% na faixa etária acima dos 65 anos.
GRONELÂNDIA
39% das mulheres acima dos 15 anos residentes na Gronelândia fuma. Estima-se que o tabaco mate anualmente em todo o Mundo cinco milhões de pessoas.
39% das mulheres acima dos 15 anos residentes na Gronelândia fuma. Estima-se que o tabaco mate anualmente em todo o Mundo cinco milhões de pessoas.
CHINA
200 milhões de nascimentos terão sido evitados desde 1979 com a política do “filho único” imposta na China. Como consequência, disparou o número de abortos e o infanticídio feminino.