Resende: Festa das Cavacas 2014
A Festa das Cavacas, em Resende, vai realizar-se no Pavilhão Multiusos de Caldas de Arêgos, entre nos dias 29 e 30 de março de 2014.
Todos os anos o Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos é palco da Festa das Cavacas. Uma iniciativa do Município que pretende celebrar as suas afamadas cavacas com uma grande festa da doçaria tradicional e música popular, junto a uma das mais belas paisagens da margem sul do rio Douro.
Produtores do concelho reúnem-se no local, em stands de venda próprios, numa festa onde os visitantes têm a oportunidade única de recolher o resultado de séculos de receitas passadas de geração em geração e acompanhá-las com alguns dos vinhos dos produtores da região que também marcam presença nesta feira.
Esta iniciativa pretende valorizar um dos produtos mais tradicionais do concelho de Resende e de manifesta importância para o tecido económico local, atraindo visitantes para Caldas de Aregos e para a região.
Programa
Dia 29 de março
21h30 – Inauguração da exposição de fotografia "Doce Alquimia"
– Atuação do Grupo "DouroFado"
Dia 30 de março
11h00 – Abertura oficial da feira e visita à exposição " Doce Alquimia"
– Atuação do Grupo "BomMouros" de S. Martinho de Mouros
– Atuação do Grupo Folclórico "Os Moleiros" de Santa Maria de Cárquere
12h30 – Concurso "Melhores Cavacas da Festa das Cavacas"
– Atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus
– Atuação pela Orquestra da Academia de Música
17h30 – Entrega de certificados de participação aos produtores e anúncio dos vencedores do concurso "Melhores Cavacas da Festa das Cavacas"
18h00 – Encerramento da Feira
Durante o dia Passeios de Barco no Rio Douro
Venha de Comboio à Festa das Cavacas!
Associado ao evento irá realizar-se, entre os dias 28 e 30 de março, um fim de semana gastronómico dedicado à degustação do anho assado com o arroz do forno e cavacas de Resende.
A iniciativa, a organizar em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, compreende um desconto de 10% em todas as refeições (quando a opção se enquadre nesta ementa) entre o jantar de sexta-feira e o almoço de domingo, nos seguintes restaurantes aderentes: Delícia do Douro, Bengalas, Gentleman, Douro à Vista, Douro Park Hotel e Restaurante das Caldas. No alojamento o desconto é de 15%, nas noites de sexta e sábado, nos seguintes empreendimentos aderentes: Douro Park Hotel e Vald' Aregos – Turismo Rural.
Cavacas de Resende
“Ò freguesinho, não vai meio arrátele? Olhe que são de Resende!”, era desta forma que as doceiras do concelho apregoavam, no século XIX, um dos doces regionais mais deliciosos e apreciados nesta região duriense: as Cavacas de Resende.
Este relato é referido num Jornal da época, que ainda salienta o seguinte: “Logo de manhã as doceiras estendiam sobre a toalha, toda franjada de rendas, vários doces muito cobertos de açúcar que despertavam a gulodice dos romeiros”.
Não havia quem resistisse àquele pregão e muito menos às Cavacas!
Nessa época, eram feitas em diversos locais do concelho, nomeadamente Felgueiras, Pimeirol, Vinhós, Lages e Corvo e eram vendidas nas feiras, festas e romarias.
Na Páscoa, este doce era oferecido como folar e no Natal, havia a tradição dos caseiros oferecerem cavacas aos patrões, colocadas em “condessas” (pequenas cestas), épocas do ano em que a procura aumentava e as doceiras “não tinham mãos a medir”, muitas vezes trabalhando dia e noite.
Hoje, as Cavacas encontram-se à venda durante todo o ano em quase todos os cafés, pastelarias e restaurantes do concelho e, como a sua confecção é aparentemente fácil, há muitas pessoas que as sabem confeccionar, não correndo o risco de esta tradição acabar.
Origem
Sobre a origem deste precioso doce não há registos, no entanto, existe uma lenda que defende o seguinte: na Idade Média, uma senhora que residia em Vinhós preparava a boda de casamento da sua filha e confeccionou o bolo de noiva, entretanto, o casamento teve de ser adiado devido a uma peste que estava a assolar o concelho e, dadas as parcas possibilidades económicas, a senhora viu-se obrigada a conservar o bolo até á data do casamento, pelo que retirou a parte de cima daquele e molhou a parte restante numa calda de açúcar que lhe restituiu a frescura e fez as delícias de todos os convidados.
Confecção
Esta delícia da doçaria tradicional, conhecida desde tempos imemoriais, ainda é feita, por regra, à moda antiga, mexida à mão e cozida nos fornos alimentados a lenha, tal como faziam no tempo dos nossos avós.
A Cavaca, que mede cerca de 5 cm de comprimento por 2,5 cm de largura e 2 cm de espessura necessita para a sua confecção de apenas três ingredientes: ovos, farinha e açúcar. A receita para 12 cavacas é a seguinte:
Ingredientes:
15 ovos (dos quais 8 inteiros e 7 gemas)
750 gramas de açúcar
280 gramas de farinha
Coloque os 8 ovos inteiros e as 7 gemas num alguidar e acrescente o açúcar batendo muito bem. De seguida vá juntando a farinha aos poucos mexendo sempre até envolver bem a massa. Polvilhe o tabuleiro com farinha e coloque a massa levando de seguida ao forno. Prepare a calda de açúcar em ponto de mel. Depois de pronta a massa retire do forno e corte em fatias. Molhe as fatias na calda e de seguida cubra cada fatia com a calda em ponto de pérola e farinha.
Segundo o método artesanal, a massa bate-se num aparelho movido à mão denominado “banco” (utensílio constituído por um alguidar dentro de um banco, ladeado por umas correias que batem a massa), devem utilizar-se ovos muito frescos e caseiros e a sua cozedura deve realizar-se no forno a lenha, numa apologia do que é tradicional é bom. Depois da cozedura, são cobertas com a calda já referida e o resultado são doces maravilhas, que acompanhadas por um cálice de vinho do Porto, fazem as delícias de muitos.
Mas, não se iludam os que tencionam confeccionar esta iguaria, pois, para além de a tradição ser um dos segredos do sucesso, há quem afirme que as Cavacas são um doce fino que só as mulheres de Resende o sabem fazer.





