APAV quer criar equipa móvel para apoio a idosos no distrito de Vila Real

APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) quer criar uma equipa móvel para apoiar os idosos vítimas de crime no distrito de Vila Real, num projeto que pretende ir ao encontro dos que vivem mais isolados.

A responsável pela APAV de Vila Real, Elisa Brites, disse à agência Lusa que o projeto-piloto surge da necessidade de uma intervenção mais "dinâmica e proativa" junto dos idosos, daqueles que sentem que estão cada vez mais isolados.

"Esta situação de isolamento cria-lhes fragilidades e, ao mesmo tempo, também acabam por ficar mais acessíveis a serem vítimas de algum tipo de violência, quer maus tratos, quer negligência", afirmou.

Elisa Brites referiu que a perceção que tem é que, de ano para ano, há mais denúncias relacionadas com pessoas da terceira idade (mais de 65 anos).

Trata-se, segundo explicou, de uma camada da população que sente também mais dificuldades em se deslocar, até por razões económicas, as quais se acentuaram agora devido à crise económica que o país atravessa.

As denúncias são também, na maior parte dos casos, feitas por terceiros.

O objetivo é que seja a equipa móvel a ir ao encontro dessas vítimas, facilitando assim o contacto direto com o idoso.

"É mais fácil ir ter com eles do que ele virem ter connosco", sublinhou.

Elisa Brites referiu que, no caso dos idosos, os agressores são normalmente pessoas muito próximas, como os próprios filhos, o cônjuge ou até os seus cuidadores, verificando-se casos em que os agressores utilizam o rendimento das vítimas para benefício próprio.

O trabalho da equipa móvel complementará o que já é realizado no gabinete da APAV e será feito em parceria com instituições locais, ligadas à saúde, segurança social ou forças de segurança.

Através deste projeto pretende-se dar resposta a nível do apoio psicológico ou informação jurídica e fazer um levantamento das necessidades sociais da vítima.

O projeto foi alvo de uma candidatura ao programa EDP Solidária 2014 para apoio à aquisição de uma viatura, bem como para a realização de ações de sensibilização dirigidas à comunidade em geral ou grupos específicos e ações de formação.

Em 2013, a APAV apoiou 8.733 vítimas diretas de um crime, das quais 6.985 eram pessoas adultas até aos 64 anos, 973 eram crianças e jovens e 774 eram idosos, que representam 8,9% do total das vítimas.

A agência Lusa tentou obter dados junto da GNR relativos a crimes a pessoas idosas, no distrito de Vila Real, os quais não foram disponibilizados pela Guarda.

A operação Censos Sénior da GNR de Vila Real detetou este ano 2.272 idosos que vivem sozinhos ou isolados, mais 478 dos contabilizados em 2013.

Os concelhos com mais idosos registados são Montalegre e Chaves, sendo Sabrosa e Ribeira de Pena os que registam menores índices

Este ano, aderiram ainda ao programa "Residência Segura" 1865 idosos, o que à GNR fazer georreferenciação, possibilitando a sua localização em caso de alguma ocorrência ou emergência.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet