Moimenta da Beira: Fernando Ruas e Narciso Miranda no programa dos 40 anos do 25 de Abril

25 Abril Moimenta Beira

Moimenta da Beira, quatro dias a comemorar Abril, mês da liberdade e desta vez dos 40 anos da revolução dos cravos. É um programa promovido pela autarquia que faz jus e está à altura da ousadia dos capitães e do povo anónimo que saiu à rua, naquele dia, para aplaudir a nobreza e a justiça da sublevação ordeira, serena e pacífica. “Queremos assinalar a efeméride de forma digna, celebrá-la como ela merece”, sublinham os presidentes da Câmara, José Eduardo Ferreira, e da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento.

Uma exposição de cartoons na biblioteca municipal, durante todo o mês; uma conferência com dois militares de Abril (dia 22) e outra sobre o Poder Local (23), que junta à mesa autarcas conhecidos como Fernando Ruas, ex-presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Associação Nacional de Municípios Portugueses; Narciso Miranda, ex-líder em Matosinhos e antigo secretário de estado da Administração Marítima e Portuária; Paulo Teixeira, ex-presidente da Câmara de Castelo de Paiva, que viveu a crise da queda da ponte de Entre-os-Rios; Manuel Ferreira Pinto, primeiro presidente eleito pós-23 de Abril, em Moimenta da Beira; e António Vilar, advogado e presidente do Fórum Portucalense, uma associação de desenvolvimento regional.

O programa inclui ainda a reapresentação de “O Poder e o Poema”, livro de António Bondoso (dia 24); a sessão oficial (dia 25 de manhã) e a actuação da “Master Class”, orquestra ligeira do agrupa de escolas de Moimenta da Beira (25 à tarde).

Ao longo dos quatro dias haverá projecção pública de um vídeo que recolheu testemunhos de moimentenses que responderam a várias perguntas sobre o 25 de abil: “Onde estava no dia 25 de Abril?”, “Que marcas ficaram da Revolução dos Cravos?”, “Estamos hoje melhor? Estamos pior?”.

Todas a iniciativas são públicas, de acesso público e grátis.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet