Morreu o poeta e escritor Vasco Graça Moura

Vasco Graça Moura

Morreu o poeta e escritor Vasco Graça Moura, de 72 anos, que presidia desde janeiro de 2012 ao Centro Cultural de Belém. Nasceu no Porto, em 1942, licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa. A morte sucedeu ao final da manhã no Hospital da Luz, onde estava internado.
Vasco Graça Moura morreu hoje de manhã no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de cancro. Tinha 72 anos.
Celebrara em 2013 os 50 anos de vida literária.
Nasceu no Porto, em 1942, licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, deixando de exercer advocacia na década de 1980.
Vasco Graça Moura tem obra publicada nas áreas do romance, poesia, ensaio, crónicas e traduções.Neste último campo, traduziu nomeadamente 'A Divina Comédia', de Dante, sonetos de Shakespeare, obras de Racine e 'Cyrano de Bergerac', de Edmond de Rostand.
Graça Moura era militante do PSD e desempenhou, no plano político, vários cargos governamentais e foi eurodeputado, entre 1999 e 2009. Foi administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a que deu importante impulso, presidiu à Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses.
Detentor de vários prémios literários, foi um ativo crítico do acordo ortográfico atualmente em vigor em Portugal.
Vasco Graça Moura lutava há alguns anos contra o cancro. Tinha tido um período difícil da doença no início deste ano, o que o obrigou a estar internado cerca de três semanas. Recuperou e, mesmo debilitado e frágil, retomou as suas funções no CCB e a escrita das crónicas semanais no DN. Foi assim até à semana passada.
Nos primeiros dias da semana manteve ainda várias reuniões. Enviou a crónica para o jornal como habitual. Piorou quinta-feira e teve de ser internado. A luta chegou ao fim esta manhã.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet