Benfica carimba passaporte para a final da Liga Europa
Águias conseguem apuramento para segunda final consecutiva, desta feita frente ao Sevilha.
O Benfica eliminou esta quinta-feira a Juventus nas meias-finais da Liga Europa e garantiu a segunda final consecutiva – foi finalista vencido na época passada frente ao Chelsea (1-2). Depois de uma vitória por 2-1 na primeira mão, realizada no Estádio da Luz, os encarnados foram a Turim empatar a zero (0-0), resultado suficiente para manter a disputa pelo troféu em aberto.
Com ambas as equipas a não pouparem esforços para a partida, a primeira metade foi intensa e muito disputada. Os lances de perigo rondaram as duas balizas mas as melhores oportunidades de golo pertenceram à Juventus. Exemplo disso foi o lance protagonizado por Vidal e Luisão. Mesmo antes do intervalo (45+1'), o médio da formação transalpina cabeceou colocado na direção da baliza, mas o capitão das águias cortou o lance em cima da linha de golo.
No arranque do segundo tempo, foi o Benfica o primeiro a causar perigo. Rodrigo apareceu solto na área mas rematou por cima da baliza de Buffon.
Seguiu-se uma fase mais faltosa do jogo que viria a condicionar a ação das águias. Num espaço de seis minutos (60' e 66'), Enzo Pérez viu dois cartões amarelos e consequente vermelho, deixando os encarnados reduzidos a dez unidades. A jogar com um a menos, o Benfica viu a Juventus assumir o jogo e aumentar a pressão, mas os defesas da equipa portuguesa mantiveram-se seguros. A equipa de Jorge Jesus ainda conseguiu aproveitar o caudal ofensivo dos italianos para criar alguns lances de perigo, em contra-ataque, junto das redes de Buffon.
Ao minuto 81, Osvaldo, avançado da formação transalpina, ainda chegou a introduzir a bola dentro da baliza do guardião Oblak mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.
O jogo ficou ainda marcado por desentendimentos entre membros dos bancos de suplentes das duas equipas, dos quais resultaram as expulsões de Vucinic (Juventus) e Markovic (Benfica).
Com seis minutos de descontos concedidos pelo árbitro, o clube da Luz ainda teve que jogar os últimos instantes com nove jogadores devido à lesão de Garay.
Soado o apito final, o Benfica marca assim presença na final da prova da UEFA, onde tem encontrado marcado com o Sevilha – perdeu por 1-3 com o Valência mas apurou-se na eliminatória graças ao número de golos marcados fora de casa. O jogo realiza-se a 14 de maio (19h45) no Estádio Juventus, em Turim.





