Governo prepara contra-ataque aos piratas informáticos

Anonymous

Foi formalizada a criação do Centro Nacional de Cibersegurança que vai contar com a PJ e as 'secretas' para prevenir e reagir os ataques informáticos contra os organismos do Estado. São desconhecidas as "recomendações" referidas pelo Ministro Miguel Macedo.

O novo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCSeg), cuja criação e competências foram hoje publicadas em Diário da República, vai ter capacidade para monitorizar em tempo real e em permanência todos os sistemas informáticos do Estado, como poder até, para mandar desligar uma rede que esteja sob ataque, em coordenação com a respetiva entidade.

 

É a primeira estrutura oficial que o Governo cria para "fazer face a incidentes de cibersegurança e a ciberataques", como o que aconteceu, no passado dia 25 de abril, contra o 'site' da Procuradoria Geral Distrital de Lisboa (PGDL), pelo grupo de 'hacktivistas' cibernéticos Anonymous.

Com um atraso de quase dois anos em relação ao definido pelas autoridades europeias de cibersegurança, o Governo quer que este Cibercomando contribua "para assegurar a segurança dos sistemas de informação e comunicação do Estado e das infraestruturas críticas nacionais".

O combate à criminalidade informática tem sido alvo de críticas da parte de vários intervenientes no setor, desde magistrados a investigadores, pela ausência de uma estratégia coordenada.

A falta de uma estratégia de prevenção e resposta no setor público foi, aliás, invocada pelos piratas informáticos, a justificar a escolha de organismos estatais como alvos preferenciais dos seus ataques.

Em reação ao ataque informático à PGDL , o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, referiu que "houve um conjunto de recomendações há cerca de um ano e meio" sobre cibersegurança "dirigidas especialmente, mas não exclusivamente, às entidades públicas".

 

 

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet