Suíços rejeitam salário mínimo mais alto do mundo

referendo suiça

Os suíços disseram "não" à introdução no país de um salário mínimo de 4000 francos brutos, cerca de 3300 euros, que seria o mais alto do mundo, segundo as primeiras projeções publicadas pelo instituto helvético GFS.bern.

Só 23% dos suíços terão dito sim à introdução de um salário mínimo de 22 francos por hora.

As urnas fecharam às 12:00 locais (menos uma em Portugal) e os primeiros resultados mostram que o não vence em Genebra 866,2%) e em Basileia (62,8%).

A maioria dos eleitores já tinham votado, seja porque algumas mesas de voto abriram no sábado em Zurique, seja porque recorreram ao voto por correspondência.

A iniciativa do referendo partiu dos sindicatos que pediam a instituição de um salário mínimo único na Suíça de 22 francos suíços por hora, cerca de 4.000 francos suíços brutos (3.300 euros) por 42 horas semanais.

A iniciativa foi rejeitada pela direita, pelo meio agrícola, pelo parlamento e pelo Governo, que veem nela um perigo para o emprego, sublinhando que existem já salários mínimos em alguns setores profissionais.

Grande parte da população teme também que esse salário mínimo, que seria o mais alto do mundo, contribua para um aumento do desemprego, um fenómeno quase inexistente na Suíça (a taxa de desemprego foi de 3,2% em abril).

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet