Empresas em risco vão receber alertas do Banco de Portugal

Banco Portugal

O Governo pretende acabar com as falências das empresas e com o apoio do Banco de Portugal vai criar alertas para empresas que estejam em risco de fechar portas.

Tendo em conta que a falência é anunciada, na maioria dos casos, numa altura e que já não há solução de recuperação e em que os credores já perderam a sua confiança nas empresas, esta medida pretende inverter essa situação antecedendo o risco.

O alerta, desenvolvido pelo Banco de Portugal, funcionará com base em indicadores que medem a liquidez dos negócios, como os termos de dívidas face às receitas geradas.

Fica por saber se o alerta serve só para avisar os credores ou se obrigarão as empresas a acordar mais cedo tendo que recorrer a mecanismos de recuperação.

A medida está incluída no documento ‘O caminho para o crescimento’ apresentado ontem pelo secretário Estado Adjunto do Primeiro-ministro.

O documento confirma também um novo financiamento para apoiar empresas viáveis que estão em processo de reestruturação, mas cujo objetivo é aplicar dinheiro só em empresas que têm margem para sobreviver.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet