José Sócrates: “Se continuamos por este caminho não ganhamos competitividade”

socrates tunel marao 2011

No seu comentário semanal, o antigo primeiro-ministro deu a sua perspetiva sobre as medidas que o Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais, defendendo que “não se pode governar com uma injustiça tão grande nos sacrifícios”.

“Não se pode governar com uma injustiça tão grande nos sacrifícios”, afirmou José Sócrates, salientando o facto de as medidas consideradas inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional (TC) serem direcionadas para funcionários públicos e pensionistas.

Recorde-se que o TC considerou inconstitucionais três medidas que faziam parte do Orçamento de Estado deste ano.

Na perspetiva de José Sócrates, o “Governo passou a atacar os juízes” porque “não se lembrou de melhor do que pôr em causa a competência dos juízes”, acrescentando ainda que “as críticas aos acórdãos são legítimas” mas o que foi dito “ultrapassou os limites do respeito institucional”.

José Sócrates, quando questionado por José Rodrigues dos Santos sobre o facto de o TC ter aceite cortes impostos pelo seu governo, o ex-primeiro-ministro afirmou que “faz toda a diferença os cortes serem considerados constitucionais”.

Defendendo o acórdão do TC, Sócrates recordou que “estes cortes são a somar a outras coisas”, referindo-se, entre outras, às alterações nos descontos para a ADSE, ao “enorme” aumento de impostos e ao aumento dos horários de trabalho.

O antigo governante afirmou ainda que a aposta na descida dos salários é errada, como política. Na sua perspetiva, “se continuamos por este caminho não ganhamos competitividade”.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet