Insultos racistas dão jogo interrompido e adepta despedida

adepta

O guarda-redes Aranha, do Santos, sofreu insultos racistas, em partida da Taça do Brasil contra o Grêmio, treinado por Luiz Felipe Scolari. Uma adepta, filmada a proferir os insultos, perdeu o emprego.

Aranha afirma ter sido chamado de “macaco” e “preto fedido”, ofensas que foram captadas pelas câmaras de televisão instaladas no estádio do Grémio de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, para filmar o jogo com o Santos.

Revoltado com os insultos recebidos, o guarda-redes chegou a interromper o jogo,

O episódio gerou reacções imediatas na internet e despoletou uma verdadeira caçada dos internautas à procura, nas redes sociais, de uma adepta do Grémio de Porto Alegre que foi apanhada em flagrante por uma das câmaras da ESPN a chamar “macaco” ao guarda-redes.

Apesar de a adepta ter rapidamente apagado os seus perfis no Facebook e Instagram, foi mesmo identificada como sendo Patrícia Moreira.

Segundo a imprensa brasileira, a adepta terá já sido despedida do emprego, no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar de Porto Alegre.

A decisão de afastar Patrícia Moreira terá partido da própria direcção do centro médico.

Não terá ajudado ao seu caso uma foto que circulou na internet, na qual a adepta leva para o jogo um macaco de peluche vestido com a camisola do guarda-redes.

Tanto o Santos, ex-equipa de Neymar e de Pelé, como o Grémio divulgaram notas de repúdio contra os actos de racismo.

A equipa de Luiz Felipe Scolari poderá mesmo ser punida com multa e desclassificação na prova.

Em episódios recentes, alguns futebolistas brasileiros foram alvo de racismo na Europa.

O caso mais mediático ocorreu em Espanha, onde um adepto atirou uma banana ao defesa Daniel Alves, do Barcelona.

Apesar de o Brasil ter uma população de negros e mestiços que representa mais da metade dos habitantes, segundo o censo mais recente, e de serem comuns as campanhas anti-racismo no futebol, feitas inclusive durante o Mundial, episódios de discriminação ainda ocorrem nos estádios.

No Rio Grande do Sul, Estado com mais de 80% da população auto-declarada branca, houve pelo menos outros três casos de racismo no futebol neste ano, sendo um deles cometido pelos adeptos do Grêmio contra um defesa do Internacional.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet