Obama quer retirar Cuba da lista apoiantes do terrorismo
O Presidente norte-americano, Barack Obama, deu início ao processo para retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo internacional.
De acordo com a Casa Branca, o pedido de Barack Obama já foi enviado para o Congresso de Washington.
Os Estados Unidos vão continuar a manter reservas em relação a uma “vasta gama” de políticas e acções de Cuba, mas o regime de Havana encontra-se fora dos critérios de um país apoiante do terrorismo, refere a Casa Branca.
A decisão de retirar Cuba da lista de nações que patrocinam o terrorismo internacional é um passo importante no processo de reatamento dos laços diplomáticos entre os Estados Unidos e Havana.
A notícia é conhecida poucos dias depois da reunião histórica entre Barack Obama e o Presidente cubano, Raul Castro. O encontro decorreu no sábado, à margem da Cimeiras das Américas, no Panamá.
Os Estados Unidos colocaram Cuba na lista de países que patrocinam o terrorismo internacional em 1982. Na altura, o Presidente Ronald Reagan justificou a decisão com o apoio do regime de Fidel Castro a movimentos rebeldes na América Latina e em África.





