Ginastas portuguesas conquistam bronze em Baku

Ginastas Ana Rene e Beatriz MartinsAs ginastas Ana Rente e Beatriz Martins manifestaram-se neste domingo exuberantes com a medalha de bronze nos trampolins sincronizados dos I Jogos Europeus, embora lhe admitam o sabor “agridoce” pela proximidade da prata em Baku, Azerbaijão.

“É um bocadinho agridoce. Uma pessoa nunca está satisfeita com o que tem, a menos que seja o primeiro lugar. Mas é óbvio que o terceiro lugar foi espetacular e estamos muito contentes”, resumiu Beatriz Martins, de apenas 21 anos.

O oitavo pódio português nos Jogos Europeus foi conseguido com 44.500 pontos, ainda distante do ouro da Rússia (46.400), mas a apenas uma décima da prata da França.

“Claro que estamos muito contentes por conseguirmos a medalha, mas é mais agridoce por ficarmos a apenas uma décima do segundo lugar, que não é quase nada”, reforçou a mais experiente Ana Rente.

A atleta olímpica recordou que a dupla só este ano começou a trabalhar junta e que atingir a final já foi “muito bom”: “Sabemos que era resultado que lutávamos e treinamos para o atingir. Esta medalha foi o culminar de uma preparação que terminou da melhor forma”.

“Fomos para a final em ultimo lugar, tínhamos de fazer uma grande série e esperar que as outras não fizessem tão bem. Foi sofrer até ao fim, mas valeu a pena”, acrescentou.

Ana Rente lamentou o facto de a medalha ter sido confirmada com o erro da dupla “amiga” da Ucrânia – “Levantei-me e abracei logo a Bia” – admitindo alguma “tristeza” pela amizade que as une às rivais. 

A ginasta falou da nota mais baixa (menos duas décimas) na final em relação à qualificação, o que aumentou a “expetativa”, sendo que “foi sofrer até ao fim, até terminar a ultima série”.

Beatriz Martins revelou que estes Jogos Europeus têm uma “envolvente diferente de tudo a que estava habituada, mais característica dos Jogos Olímpicos”, que, garante, pretende disputar um dia.

“Consegui encarar a competição da melhor forma, tentando não me levar tanto pela emoção e entrar na prova mais fria. Não digo que a estreia olímpica seja este ano, mas estou nisto para levar até ao fim. É a competição que me falta”, completou.

Esta foi a oitava medalha de Portugal nos Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo). 

A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet