Economia da zona euro desacelerou em abril
A economia da zona euro continuou a crescer em abril mas mais devagar, do que no primeiro trimestre e a média de 2015, segundo dados divulgados hoje pela Markit.
Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do valor do PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade da zona euro foi de 53 pontos em abril, contra 53,10 pontos em março e o valor mais baixo dos últimos 12 meses.
Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.
Em abril, tanto o setor industrial como o dos serviços cresceram moderadamente e nos dois casos as taxas de expansão ficaram abaixo das médias do primeiro trimestre deste ano.
Assim, a estimativa ‘flash’ (inicial) do PMI do setor industrial foi de 51,5 pontos em abril, contra 51,6 pontos em março e o mínimo dos últimos dois meses.
O aumento das novas encomendas melhorou para o valor máximo dos últimos três meses, mas ficou ligeiramente abaixo da média verificada no ano passado.
A criação de emprego acelerou ligeiramente tanto no setor industrial como dos serviços mas manteve-se ‘fraca’, já que não chegou a igualar o nível de criação de emprego verificado no final de 2015.





