Descontos nas portagens do interior
Volta a falar-se de descontos nas portagens das ex-scut que atravessam o distrito de Viseu. Uma possibilidade que surge das negociações do Governo com as associações das empresas de transporte de mercadorias por causa dos custos com os combustíveis, após o aumento do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) realizado no passado mês de fevereiro.
O Governo prepara-se para anunciar até ao próximo verão uma redução para as portagens cobradas nas ex-scut do interior do país.
Anúncio feito no início da semana após as negociações com as associações que representam as empresas de transporte de mercadorias (ANTRAM e a ANTP) sobre descontos às transportadoras de mercadorias em postos de gasolina em três zonas de fronteira com Espanha (Vilar Formoso, Elvas, e numa terceira zona, a definir, no norte do país).
Sobre os descontos nas ex-scuts, o ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, anunciou que “até ao verão será criada uma redução no custo das autoestradas nas zonas do interior, nas chamadas ex-scut”.
Embora esteja previsto um “tratamento mais favorável para os transportadores de mercadorias”, o ministro, referiu também que estas medidas são “mecanismos da promoção de competitividade das empresas de mercadorias, mas também medidas de promoção do interior”.
A meio da semana foi dado como certo um desconto generalizado nas ex-scut, do interior do país, com um benefício maior para os veículos pesados de mercadoria. Embora não tenham sido especificadas, quando se fala de ex-scut do interior associa-se essa designação às autoestradas do Interior Norte (A24 – Viseu – Chaves), Beiras Litoral e Alta (A25 – Aveiro- Viseu – Vilar Formoso) e Beira Interior (A23 – Guarda – Torres Novas).
Quando o atual Governo socialista tomou posse, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da Republica um projeto-lei para a abolição das portagens na Via do Infante, no Algarve, entre Sagres e Vila Real de Santo António.
Também a CDU apresentou diversos projetos de resolução no sentido de aconselhar o Governo a acabar com as portagens nas ex-scut.
Iniciativas que na altura levaram os deputados eleitos por Viseu a dizerem unanimamente que se houvesse redução de portagens no Algarve também teria que haver cortes nas ex-scut do interior.
A comissão de utentes da A24 e A25 continua a reclamar a abolição pura e simples das portagens que consideram “um grave atentado à economia e desenvolvimento do interior do país”.





