Profissionais da Misericórdia de Lamego aprendem a lidar com epilepsia

santa-casa-misericordia-lamego

Os profissionais de educação da Misericórdia de Lamego, em particular aqueles que trabalham diariamente na creche, no jardim de infância e no Centro de Acolhimento Temporário (CAT), passaram a saber como acompanhar melhor as crianças com epilepsia e assumir um papel ativo no diagnóstico precoce desta doença. No âmbito do projeto “Escola Amiga da Epi”, decorreu nesta instituição uma ação de informação que sensibilizou para a problemática da epilepsia em contexto escolar, especialmente importante pois é aqui que as crianças passam a maior parte do tempo e desenvolvem as competências psicossociais. Esta formação também teve uma componente prática, através da qual foram apresentados os “modos de segurança” a adotar no caso de surgirem crises convulsivas.

Estima-se que existam em Portugal cerca de 50 mil pessoas com epilepsia, na sua maioria crianças e adolescentes. Embora não revelem dificuldades no desenvolvimento psicossocial e cognitivo, alguns estudos afirmam que a epilepsia pode estar associada a problemas de comportamento e aprendizagem. A somar a isto, têm de lutar contra o preconceito e o estigma que derivam do desconhecimento sobre a doença e do desconforto perante as crises epiléticas.

Ao aderir ao projeto “Escola Amiga da Epi”, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego pretende que estes profissionais de educação sejam capazes de potenciar o desempenho dos alunos com epilepsia, bem como de desfazer crenças e mitos profundamente errados sobre a doença e de mitigar os efeitos do estigma, usando a influência significativa que têm sobre os alunos para lhes transmitir conhecimentos e atitudes adequadas face à doença.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet