Trump ataca “suposto juiz” que suspendeu bloqueio à imigração

Presidente norte-americano reclama o direito de controlar quem entra e quem não entra nos EUA. Sem esse poder, "grandes sarilhos!", diz Trump, que põe em causa legitimidade de juiz federal.

Foi um dia normal na vida do Presidente dos EUA. Donald Trump acordou, pegou no telemóvel e começou a disparar farpas na sua conta Twitter: contra o “suposto juiz” que suspendeu a ordem executiva contra a imigração de países muçulmanos e em defesa da lei e da segurança.

Foram três tweets em dez minutos, no rescaldo da decisão judicial que deitou por terra (apenas de forma temporária, para já) o bloqueio contra a imigração de gente vinda do Iraque, Irão, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen, Trump reclama a autoridade dos EUA para escolherem que imigrantes acolhem ou não acolhem.

Na primeira publicação, Trump diz que “quando um país deixa de poder dizer quem pode e quem não pode entrar e sair [do seu território], sobretudo por razões de segurança – grandes sarilhos!”.

Poucos minutos depois, Trump ironizava com um suposto apoio de “certos países do Médio Oriente [que estão de] acordo com o bloqueio”. Não especifica quais. A única posição conhecida, até agora, é a do Irão. Depois da assinatura da ordem executiva, a 27 de janeiro, Teerão disse que tomaria “medidas recíprocas” contra os EUA, em resposta a ter sido negada a entrada de cidadãos iranianos nos Estados Unidos.

E vão três. Depois das críticas à suspensão da sua ordem executiva, Trump focou a atenção no homem que possibilitou a reabertura de fronteiras, possibilitando que milhares de cidadãos dos países visados na medida do Presidente norte-americano entrassem nos EUA.

Trump questiona a legitimidade de James Baron — refere-se ao juiz federal como um “suposto juiz” –e ataca a decisão de suspender a sua ordem executiva. “É ridícula e será revertida!”, garante.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet