Benfica conquista pela 4ª vez consecutiva o título de futebol
Benfica arrancou para a melhor exibição da temporada frente ao V. Guimarães. Cinco golos e muita alegria nas bancadas, a equipa de Rui Vitória consagrou-se campeão português pela quarta vez consecutiva, um título inédito no historial de palmarés dos encarnados.
O dia de sábado foi recheado de emoções. Pelo menos, para os adeptos benfiquistas que perante a possibilidade de conquistarem o tetra campeonato, viram o Benfica assinar uma exibição de gala e golear o V. Guimarães (5-0).
Os números, em dia de festa, espelham de forma notória a presença do melhor nível exibicional do Benfica, uma vez que esta foi a vitória mais gorda da temporada na I Liga.
Os golos de Cervi, Jiménez, Pizzi e Jonas (2) deram (ainda) mais cor à festa que desde cedo se sentiu nas bancadas do Estádio da Luz.
Mas será que o Benfica foi um justo vencedor do campeonato?
Olhando para as estatísticas do campeonato, facilmente percebemos que a melhor defesa pertence ao FC Porto (15 golos sofridos) e que o melhor marcador mora do outro lado da 2.ª circular – Bas Dost do Sporting, pois claro.
Mas por vezes, os números não são tudo. O Benfica acaba por ganhar este campeonato porque, acima de tudo, foi a equipa mais regular ao longo de toda a temporada.
Em 33 jogos, a formação orientada por Rui Vitória somou 25 vitórias, seis empates e cinco derrotas. Em 99 pontos possíveis – até à jornada 33 – , os encarnados somaram 81, tendo ainda a possibilidade de chegarem aos 84, caso vençam o Boavista, no Bessa, na última jornada.
Se comparamos em relação à temporada, onde o Benfica somou 88 pontos e Sporting 86, fica a sensação de que esta época foi menos conseguida. No entanto, a verdade é que o Benfica soube aproveitar a má temporada do Sporting e os momentos menos bons do FC Porto.





