Festival Internacional de Guitarra começou em Sernancelhe
Sernancelhe acolhe a 12ª edição do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica, que leva ao concelho guitarristas de renome.
Josette Sobral da organização, explicou que o evento, que decorre até sábado, tem três vertentes: concurso, festival e masterclasses.
O concurso tem inscritos 12 jovens guitarristas, oriundos da Alemanha, Bulgária, EUA, Israel e Argentina. Só dois são portugueses.
«Trata-se de um evento que muitos jovens guitarristas vêem como rampa de lançamento. Participam no concurso porque sabem que quem vencer coloca o seu nome no mundo da guitarra clássica» , sustentou.
Para além disso, «também os prémios são apetecíveis». São atribuídos 3500 euros a quem alcançar o primeiro lugar, 1750 euros para a segunda posição e 850 euros para o terceiro melhor classificado.
Os primeiros sons de uma guitarra clássica serão da espanhola Margarita Escarpa, que sobe hoje ao palco do Auditório de Sernancelhe por volta das 21:30.
Sexta-feira é a vez da grega Elena Papandreou, estando reservada para sábado a actuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, com os solistas Andrezje Heimowski (Polónia) e Paulo Vaz de Carvalho (Portugal).
O programa do concurso integra também “masterclasses”, sendo dada oportunidade a alunos de aperfeiçoarem o seu nível, com professores como Margarita Escarpa, Elena Papandreou e Paulo Vaz de Carvalho.
Josette Sobral recorda que a origem do festival remonta a 1999, quando Paula Sobral frequentava a Universidade de Aveiro e tinha a disciplina de guitarra clássica. «Apaixonou-se por este instrumento e como era natural de Sernancelhe, sugeriu que aqui fosse feito um concerto», revelou.
O entusiasmo da assistência fez com que Paula Sobral viesse a propor depois a realização dum concurso internacional.




