Museu do Douro acolhe exposição sobre a República

No âmbito das Comemorações do Centenário da República, a Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho e o Museu do Douro homenageiam durienses e transmontanos relevantes no processo de implantação da República através de uma mostra, que será inaugurada a 5 de Outubro, pelas 17h30.

Com a organização do Serviço Educativo do Museu do Douro, desde Fevereiro deste ano, professores e alunos das escolas de sete municípios durienses lançaram-se na empreitada de investigarem sobre pessoas, lugares, acontecimentos e objectos ligados à República nas suas áreas de residência. O resultado de todo este trabalho vai ser apresentado em exposição no Edifício Sede do Museu do Douro, no Peso da Régua.

Os 100 anos da implantação da República em Portugal vão ser assinalados um pouco por todo o país mas na região do Douro e Trás-os-Montes as Comemorações do Centenário da República têm contornos singulares, dado o seu envolvimento regional. A Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho, em parceria com o Museu do Douro, decidiram homenagear Republicanos Durienses e Transmontanos ilustres por acções em que participaram ou ideias que defenderam antes, durante ou após a implantação da República.

Para concretizarem a iniciativa, que conta com o apoio institucional da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República e também da Direcção Regional da Cultura do Norte, as duas instituições conseguiram o envolvimento de grande parte dos municípios transmontanos e durienses. A saber: Alfândega da Fé, Alijó, Chaves, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Mirandela, Moncorvo, Murça, Peso da Régua, Resende, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Vila Flor e Vila Real.

O projecto iniciou em Fevereiro. Os trabalhos que resultaram do levantamento, recolha e pesquisa de dados sobre a República, efectuados por alunos e professores, foram expostos nas escolas ao longo do ano, bem como nas sedes dos respectivos municípios, durante a “Jornada de Celebração dos Republicanos” de cada um dos concelhos. Cada município seleccionou depois os trabalhos mais representativos e é esta mostra que agora se apresenta em exposição no Museu do Douro.

A exposição é comemorativa do que foi e do que é hoje a República e estará patente ao público de 5 a 31 de Outubro de 2010, com trabalhos das seguintes escolas: Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo do Amaral, Vila Real; Agrupamento Vertical de Escolas de Tabuaço; Agrupamento Vertical de Lamego; EB 1 Nº 1 de Carvalhais, Mirandela; EB 1 Nº 1 de Mirandela; EB 1 Nº 1 de Romeu, Mirandela; EB 1 Nº 1 de São Pedro Vale do Conde, Mirandela; EB 1 Nº 1 de Vale de Salgueiro, Mirandela; EB 1 Nº 1 do Cachão, Mirandela; EB 1 Nº 1 Torre de Dona Chama, Mirandela; EB 1 Nº 3 de Mirandela; EB 1 Nº 4 de Mirandela; EB 2,3 de Peso da Régua; EB 2,3 Diogo Cão, Vila Real; Escola Profissional de Murça; Escola S/3 Miguel Torga, Sabrosa; Escola S/3 São Pedro, Vila Real.

Este projecto teve como objectivo reavivar a memória das pessoas que lutaram pela implantação da República em Portugal, nomeadamente da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como compreender como decorreu todo este processo, através do levantamento de diverso material histórico.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet