Segurança Social vai apresentar proposta ao Governo para reforçar apoio aos idosos
A Segurança Social vai apresentar uma proposta ao Governo para reforçar o apoio aos idosos, mas a União das Misericordias diz que a instuição já alertou há muito para esta situação, que poderá continuar a agravar-se.
Somam-se casos quase de dia para dia. O alerta é dado pelos vizinhos que estranham a ausência de quem vive ao lado. Os relatos coincidem no grau de solidão em que as vítimas viviam. Eram todas idosas e morreram solitárias.
A Segurança Social vai apresentar, daqui a dois meses, uma proposta ao Governo para reforçar o apoio aos idosos. Mas, Manuel Lemos, da União das Misericórdias, diz que a instuição já alertou há muito para esta situação, e realça que parece só agora terem acordaram para o problema.
A SIC contactou Edmundo Martinho. O presidente da Segurança Social não se mostrou disponível para dar esclarecimentos. Para Manuel Lemos os serviços que existem de apoio ao idoso não são suficientes.
O caso de Augusta Martinho, em Sintra, mostrou da forma mais brutal a incapacidade das autoridades e da sociedade, mas não foi o único. Uns anos antes José da Cruz Neves foi descoberto morto em casa na Pontinha. Esteve assim durante sete anos até que a casa foi penhorada por falta de pagamento às Finanças e, tal como aconteceu com Augusta Martinho, o corpo só foi descoberto porque novos proprietários entraram na habitação.
José da Cruz Neves foi encontrado na cama, com um blusão vestido. Também aqui houve denúncias às autoridades e nada foi feito. Todos estes casos levantam várias questões e responsabilidades por apurar.




