Rebeldes líbios prontos para avançar para Oeste

Opositores de Khadafi dizem estar a formar um exército de voluntários e de desertores do regime.

O Conselho Nacional Líbio disse esta quarta-feira que as forças que se encontram no Leste do país estão prontas para se avançarem para a zona Oeste se o líder do país, Muammar Khadafi, se recusar a deixar o poder.

De acordo com a Reuters, um porta-voz do conselho, questionado sobre se as forças que se opõe ao regime irão avançar para a zona mais ocidental do país, respondeu: «Definitivamente, sim».

Os líderes rebeldes estão a formar um exército com voluntários e desertores do regime. Segundo disse à Reuters o capitão Faris Zwei, um oficial que se juntou aos opositores de Khadafi, estão mais de 10 mil voluntários em Ajdabiyah, uma cidade a 800 quilómetros da capital.

«Estamos a reorganizar o exército, que ficou quase destruído por Khadafi e o seu bando», apontou. «Actualmente, estamos à espera que Trípoli se liberte a ela própria, e iremos dar-lhes tempo para que tenham essa honra», explicou.

A oposição a Khadafi intensifica-se num dia em que o regime disse ter reconquistado as cidades de Gharyan e Sabratha. A televisão estatal noticiou também a tomada de Marsa el Brega, no Leste da Líbia, mas os rebeldes garantem que repeliram esta ofensiva.

«Ele [Khadafi] tentou tomar Brega esta manhã, mas falhou. Está de novo nas mãos dos revolucionários», disse o porta-voz da Coligação do 17 de Fevereiro Mustafa Gheriani, admitindo, porém, que os rebeldes poderão necessitar de ajuda externa para afastar Khadafi definitivamente do poder, numa dia em que navios de guerra norte-americanos se aproximaram da região.

«Iremos provavelmente pedir ajuda externa, provavelmente ataques aéreos a locais estratégicos que irão colocar um prego no seu caixão», apontou.

Esta quarta-feira, Muammar Khadafi discursou pela terceira vez desde o início do levantamento popular. Numa longa mensagem, transmitida pela televisão estatal líbia, o líder disse que caso fosse levada a cabo uma acção militar por forças estrangeiras «milhares e milhares» de líbios morrerão.

Khadafi assegurou ainda que não deixará o poder, porque não ocupa qualquer cargo de que possa demitir-se. «Vamos lutar até à última gota de sangue»

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet