Fórmula 1: Button vence em “dobradinha” da McLaren
O piloto inglês Jenson Button, em McLaren-Mercedes, venceu hoje, domingo, o Grande Prémio da China em Fórmula 1, à frente do seu colega de equipa, o também inglês Lewis Hamilton.
Numa prova em que os pilotos foram obrigados a várias paragens nas boxes devido às condições climatéricas, os McLaren-Mercedes foram os mais rápidos e garantiram uma saborosa “dobradinha”, à frente De Nico Roseberg, em Mercedes.
A chuva transformou a prova de Xangai numa corrida caótica, com a maioria dos pilotos a trocarem de pneus pelos menos quatro vezes.
Button, com uma gestão dos momentos das trocas bem mais eficaz, com apenas duas paragens, retirou apreciável vantagem que depois geriu com inteligência, tornando-se o primeiro piloto a vencer por duas vezes na época e voltando a bater o companheiro Lewis Hamiltonn (quatro paragens), o que no início da época não parecia muito possível.
Quem continua a desiludir é o alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão do Mundo, mas que hoje, domingo, não foi além de uma triste décima posição, completamente fora das grandes decisões da corrida e muito longe do outro Mercedes, conduzido por Nico Roseberg e que terminou no terceiro degrau do pódio.
Ao contrário, o russo Vitaly Petrov, em Renault, terminou na sétima posição, conquistou os seus primeiros pontos na Fórmula 1, com uma ponta final de corrida muito forte, com ultrapassagens a Schumacher, Massa e Webber.
Os Red Bull foram, de resto, uma das desilusões do dia, com Sebastien Vettel a hipotecar as chances de discutir as primeiras posições depois de ter optado muito cedo por pneus de chuva. O alemão terminou na sexta posição.
O espanhol Fernando Alonso, em Ferrari, foi quarto, realizando uma boa corrida e minimizando uma penalização por ter arrancado antes do último semáforo se apagar.
Jenson Button assumiu a liderança do Mundial de pilotos, com 60 pontos, à frente de Nico Roseberg (50), enquanto a McLaren-Mercedes é a nova líder do Mundial de Construtores.