Testes feitos por companhias aéreas não revelam problemas
As companhias aéreas KLM e Lufthansa efectuaram testes de voo e não detectaram quaisquer problemas com os aparelhos. Os ministros dos transportes da União Europeia reúnem-se amanhã, em videoconferência, para examinar os resultados.
Após um teste de voo e a respectiva inspecção ao aparelho, a companhia aérea holandesa KLM não verificou danos nos motores nem concentrações de cinza que pudessem ser perigosas. A alemã Lufthansa também não detectou problemas depois de efectuar testes. Transportadoras italianas e francesas anunciaram que também vão efectuar testes de voo ainda hoje, domingo.
A Associação de Pilotos Holandeses (VNV) acredita na possibilidade dos voos serem retomados, com algumas restrições, apesar da nuvem de cinza que se encontra no espaço aéreo europeu.
A KLM, que voou a pedido da União Europeia, fez os testes com um Boeing 737-800, sem passageiros, a uma altitude regular de 10 km. Já a Lufthansa fez voar 10 aviões vazios de Munique para Frankfurt a uma altitude de 8 km.
“Não encontrámos nada fora do vulgar nem irregularidades, o que indica que a atmosfera está limpa e é segura para voar”, disse um porta-voz da KLM, que é parte da Air France – KLM.
A KLM espera que sete dos seus aviões possam voar ainda hoje, domingo, da Alemanha para Amesterdão e uma permissão para volta a voar.
Amanhã, segunda-feira, os ministros dos transportes da União Europeia vão reunir-se em videoconferência para examinar os resultados dos testes de voo, disse o ministro dos Transportes britânico, Andrew Adonis, hoje, domingo, à BBC.