«Este 25 de Abril foi útil para a reflexão dos partidos e dos parceiros sociais»
Mário Soares alerta partidos: não é hora «para se estar em «discussões mesquinhas de quem é a culpa».
O ex-Presidente da República Mário Soares disse que «este 25 de Abril foi útil para a reflexão dos partidos e dos parceiros sociais», o que pode permitir na próxima semana «bons resultados» nas negociações com a troika europeia.
Em Leiria, onde discursou na sessão solene evocativa do 37.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, Mário Soares considerou, contudo, que o empréstimo «não basta» para o país resolver os seus problemas. «Nós conseguimos o dinheiro, muito bem, portanto podemos respirar, isso podemos, e os bancos também, mas há outra coisa que é preciso: a seguir há eleições e não nos vamos empenhar todos logo a seguir numa luta mesquinha eleitoral», defendeu Mário Soares, insistindo que «os partidos vão ter que entender-se para receber esse empréstimo».
Para Mário Soares, esse «tem sido um esforço» feito «pela sociedade civil em geral e por muitos políticos, no sentido de convencer os partidos que não é hora» para se estar em «discussões mesquinhas de quem é a culpa». «A hora é hora para nós nos entendermos e defendermos a nossa terra, porque é disso que se trata, não é mais nada. Neste momento, não se trata de partidos, trata-se de defender a nossa terra, a nossa pátria, a nossa população e muito dessa população está já neste momento em situações duras que é preciso ir ao encontro delas», advertiu.
O antigo Chefe de Estado referiu a este propósito o discurso desta segunda-feira do Presidente da República, considerando que «é uma voz que deve ser ouvida» e que «vale a pena que seja ouvida», porque, «definitivamente, é importante» que o país saia da situação em que está.




