Primeiro-ministro francês diz que a “Europa não está à altura dos seus ideais”

O ex-primeiro-ministro francês Dominique de  Villepin afirmou hoje que atualmente a “Europa não está à altura dos seus  ideais” e que é preciso refundá-la.

“É preciso refundar esta Europa que está a ficar sem folêgo”, afirmou  Villepin, em entrevista à Lusa, à margem da sua participação nas Conferências  do Estoril.

Para o ex-primeiro-ministro francês, a Europa enfrenta numerosos desafios  e desde logo desafios económicos e financeiros “numa altura em que o crescimento  europeu é muito baixo (dois por cento na melhor das hipóteses) se comparado  com o de outras regiões do mundo, com os países emergentes que têm crescimentos  da ordem dos 8, 10, 12 por cento”.

A Europa também enfrenta desafios quanto ao seu papel no mundo dado  que “tem dificuldade em fazer ouvir a sua voz”, apontou.

“Vimo-lo quanto às divisões sobre a ‘primavera árabe’, a revolução tunisina,  a revolução egípcia”, afirmou, referindo que em relação à crise na Líbia  também se registou uma divisão entre a França e a Alemanha quando foi votada  no Conselho de Segurança da ONU a resolução 1973 que deu ‘luz verde’ à imposição  de uma zona de exclusão aérea em território líbio.

A Europa também não tem no mundo “o peso que deveria ter”, considerou,  dando como exemplos o papel europeu no conflito israelo-árabe e no Afeganistão.

No Afeganistão, “a Europa devia ter sido a primeira a tirar ilações  de uma presença (militar) de 10 anos que não permitiu resolver a crise”,  criticou, convicto de que em questões internacionais a Europa não tem sido  em relação aos Estados Unidos um interlocutor capaz para “equilibrar o mundo”.

“A Europa não está à altura dos seus ideais. Vemos isso no medo que  assalta hoje os europeus, no populismo que se manifesta em países como a  Finlândia, a Hungria, a Itália ou a França. Um populismo que assenta no  medo, medo da imigração, medo dos outros, medo do Islão. Isto não está de  acordo com a vocação da Europa”, disse.

Villepin defendeu que a Europa deve assumir o seu modelo social e deve  sobretudo “sair da impotência e do imobilismo” em que se encontra.

Share

Comentários fechados

Galeria de Fotos

Cidade de Lamego
Iniciar sessão | 2015 Programado por Rádio Clube de Lamego

Prevenção de Spam por Akismet